O oftalmologista e a consulta oftalmológica

oftalmologista

A oftalmologia é a área da medicina dedicada ao estudo dos olhos. O oftalmologista é um profissional formado em medicina com especialização em oftalmologia. Portanto, o oftalmologista é o único profissional apto a diagnosticar e tratar as doenças que acometem os olhos e estruturas oculares.

O oftalmologista deve ser consultado rotineiramente, por todas as pessoas e em todas as idades. A melhor forma de evitar doenças é a prevenção, por isso a consulta com o oftalmologista deve ser realizada, de forma ideal, anualmente. Em alguns casos específicos, os retornos com o médico oftalmologista merece ser mais frequente, mas isso deve ser individualizado, caso a caso.

A consulta com o oftalmologista, como qualquer consulta médica, inclui uma entrevista com o paciente, na tentativa de esclarecer melhor os sintomas e queixas, verificar existência de possíveis condições de risco para os olhos e entender melhor o histórico pessoal e familiar.

Após essa etapa, o oftalmologista poderá realizar uma série de exames rotineiros, que incluem:

1) verificação da capacidade de visão do paciente (acuidade visual),

oftalmologista
2) testes de grau, também conhecido como exame de refração – que pode ser feito manualmente ou de forma computadorizada (os dois métodos são equivalentes),

oftalmologia oftalmologista
3) exame do segmento anterior sob grande aumento, idealmente com uso de um aparelho denominado lâmpada de fenda,

exame oftalmológico
4) exame de fundo de olho (ou fundoscopia), para pesquisar doenças do segmento posterior,

glaucoma
5) aferição da pressão intra-ocular, como triagem de glaucoma (uma doença silenciosa), que pode ser realizada com diferentes métodos (bidigital, aplanação, sopro, etc),

oftalmologista
6) verificação e mapeamento da retina, à procura de alterações que possam impactar a integridade e saúde ocular (também pode ser realizado com lentes especiais, chamadas de angulares, ou com o oftalmoscópio binocular indireto – um capacete com um sistema de luz e espelhos)

mapeamento de retina oftalmologista

Em muitos casos, essa avaliação inicial merece ser complementada com outros estudos, de acordo com a indicação do oftalmologista.

Portanto, dizemos sempre que, como não existe ex-cego, é melhor colocar sempre o exame com o oftalmologista em dia e evitar doenças que poderiam ter sido tratadas! Agende uma consulta com o seu oftalmogista!